Apoie

A Fundação Abismo é um espaço interdisciplinar dedicado à arte, à educação e à pesquisa, criado em 2018 por Thiago Rocha Pitta na cidade de Petrópolis (RJ). Situada 850 metros acima do nível do mar e cercada pela mata atlântica, a fundação ocupa um terreno de 13 mil metros quadrados de uma antiga propriedade de sua família. Sem intenção de se apresentar como um museu, tampouco um jardim paisagístico, o projeto tem como objetivo se configurar como um espaço público “em progresso”, voltado à imersão artística e à pesquisa em diferentes áreas do conhecimento, como biologia, ecologia, astronomia, meteorologia, e geologia. Esse interesse é um reflexo da maneira como o próprio artista trabalha, já que em sua trajetória de quase duas décadas vem desenvolvendo uma reflexão a partir da observação das ações do tempo, dos fenômenos da natureza, das reações químicas e físicas, da “ruinificação” das coisas e dos movimentos e das transformações do planeta Terra. 

No primeiro ano de atuação, A Fundação Abismo realizou sete trabalhos de autoria de Rocha Pitta, todos ao ar livre e interagindo com o ecossistema local e a passagem do tempo. O caráter educativo da fundação também começou a ser ativado no local, antes mesmo de sua abertura para o público: junto de uma equipe de profissionais mulheres escaladas na comunidade local (entre elas, uma educadora, uma paisagista e uma fotógrafa/cineasta), firmou-se uma parceria com uma escola pública vizinha para o replantio de árvores nativas na propriedade. A ação continua com visitas periódicas das crianças à Fundação, parte de um programa artístico-ambiental que inclui atividades de jardinagem, educação ambiental, reciclagem e sustentabilidade. 

Com objetivo de democratizar e popularizar a arte a partir do estímulo à formação de novas coleções, e consequentemente levantar fundos para a manutenção e o desenvolvimento de novos projetos, A Fundação Abismo lança seu Clube de Colecionadores. Para a primeira edição, Thiago Rocha Pitta desenvolveu trabalhos em formato de múltiplo pensados exclusivamente para essa ocasião. Realizadas a partir da observação de três esculturas instaladas na fundação, as fotografias, cada uma com suas particularidades, revelam a atmosfera onde as peças estão inseridas, ressaltando a importância e a centralidade do ambiente na poética abissal. O resultado é um conjunto potente que revela possibilidades poéticas dessa experiência. 


Lua sobre abismo sobre abismo, 2019
40 x 60 cm
Impressão sobre papel algodão
(tiragem: 100 exemplares numerados e assinados) 

O espelho d’água da instalação Abismo sobre abismo (2018) aponta para o leste, ou seja, no sentido da rotação da Terra. Assim sendo, diversos fenômenos cósmicos são duplicados na superfície reflexiva da obra. Nesta imagem, o artista opera uma inversão, tomando o reflexo como referência do real.

Monumento (na mata) à deriva continental, 2019
40 x 60cm
Impressão sobre papel algodão
(tiragem: 100 exemplares numerados e assinados) 

A mata está para o clima tal qual o sol para os dias. Ela cria seu próprio clima. A imagem da escultura Monumento à deriva continental (2010), cercada pela floresta, evidencia o caráter preponderante do clima. 

Cinema fóssil na névoa púrpura, 2019
60 x 40cm
Impressão sobre papel algodão
(tiragem: 100 exemplares numerados e assinados) 

Cinema fóssil (2009) é uma obra que conjuga aspectos cinemáticos e escultóricos simultaneamente. Um braseiro invisível torna-se visível na superfície reflexível do aço. A matéria que projeta a luz é o carvão, antes madeira, antes árvore. Ao ser instalado no meio da floresta, um circuito energético temporal torna-se visível, embora nebuloso. 

A partir da sua crença na dimensão política e atuação crítica da arte, A Fundação Abismo é um espaço interessado na experimentação, na pesquisa e no compartilhamento. O Clube dos Colecionadores d’A Fundação Abismo é uma das maneiras de manter esse compromisso ativo e em expansão. Acreditamos que colecionar é ampliar a experiência estética a partir do convívio em âmbito privado com obras de arte, e também estimular a produção e atuação artística. 

As obras selecionadas são produzidas em tiragens de 100 exemplares e entregues aos associados com certificado de autenticidade.

Anuidade: 
R$6000,00 à vista ou
R$6600,00 no cartão de crédito até 5x sem juros. (PayPal)

informações
fundabismo@gmail.com
+55 21 98512-7525 (WhatsApp)