O Projeto Abismo de Educação Ambiental pretende conscientizar sobre a importância de se educar para a sustentabilidade, conectar as crianças com a natureza e incentivar comportamentos que gerem transformações positivas na região onde o projeto acontece. A ideia é realizar ações a cada 15 dias com crianças de 6 a 11 anos, de escolas municipais ao redor da Fundação Abismo, no bairro Siméria, na cidade de Petrópolis/RJ. Serão desenvolvidas atividades como jogos e dinâmicas lúdicas, que envolvam temas como lixo e reciclagem, uso da água, horticultura e plantio de árvores, entre outros. Espera-se que a sensibilização gerada pelas vivências nos levem a ações capazes de promover transformações sociais e de criar práticas ecológicas sustentáveis, que façam a diferença e impactem positivamente a realidade da população local.

Fundamento
Trabalhar questões envolvendo a sustentabilidade com as crianças aumenta consideravelmente as chances de que elas se tornem adultos conscientes da importância do cuidado com o meio ambiente. Além disso, grande parte das crianças compartilha no dia-a-dia aquilo que aprendeu com os pais e familiares, mostrando seu potencial multiplicador de conhecimento e quão fundamental é trabalhar temas ambientais desde a infância.

Nosso objetivo
Contribuir para que a educação se estenda para além da escola, criando locais de aprendizagem em meio à natureza, ampliando a visão sobre as questões ambientais e desenvolvendo ações que impactem positivamente na vida e no futuro de todos os envolvidos no projeto. Assumindo um papel provocador, este projeto educativo busca estimular nas crianças noções de responsabilidade e de sensibilidade com relação ao meio ambiente, am de que elas se tornem indivíduos com pensamento crítico diante de problemas sociais, ambientais e políticos, capazes de encontrar soluções criativas e sustentáveis para questões que afetam nosso ecossistema e nosso cotidiano.

Público-alvo
Alunos, educadores, comunidade do bairro Siméria, em Petrópolis/RJ, e a sociedade civil em geral.
